Batismo

“Ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mateus 29:19)

"Toda criança tem o direito ao Sacramento do Batismo, independente da situação civil dos pais, mediante o compromisso dos pais e padrinhos de assumirem a formação cristã da criança"
(Orientações pastorais da arquidiocese de São Paulo, nº 14).

O Sacramento do Batismo é a porta de entrada na vida Cristã, pelo batismo, a criança renasce como filho de Deus e da Igreja, membro de Cristo e templo do Espírito Santo, livre do pecado original e de todos os pecados pessoais.

A PASTORAL DO BATISMO tem como missão preparar Pais e Padrinhos para o Batismo, com o objetivo de fornecer elementos para a conscientização sobre a extrema importância de educar seus filhos e afilhados na fé, principalmente através da perseverança, para que seu engajamento e participação na comunidade cristã seja um exemplo a ser seguido.

Os Pais e Padrinhos, ao pedir o batismo para seus filhos ou afilhados, assumem o compromisso de educá-los na fé cristã, fé esta que eles mesmos devem professar por palavras e ações.

Para educar e encaminharos seus filhos e afilhados na fé cristã, os pais e padrinhos devem praticar o que ensinam, pois "A Fé sem obras é morta" (Tg 2,17). Crer é aderir, é professar e fazer, é proclamar e testemunhar.

O Código de Direito Canônico (cânon 874, § 1), afirma: "Para que alguém seja admitido para assumir o encargo de padrinho, é necessário que:
- Seja designado pelo próprio batizando, por seus pais ou por quem lhes faz as vezes, que tenha aptidão e intenção de cumprir esse en­cargo;
- Tenha completado dezesseis anos de idade;
- Seja católico, confirmado, já tenha recebido o santíssimo sa­cramento da Eucaristia e leve uma vida de acordo com a fé e o encargo que vai assumir;
- Que não seja pai ou mãe do batizando".

 Conheça um pouco mais sobre o Significado dos Símbolos do Batismo.

A Preparação para Pais e Padrinhos acontece no 3º sábado de cada mês, das 10h às 12h, com os coordenadores e agentes da Pastoral. Lembramos que é necessário inscrever-se na Secretaria Paroquial para participar da Preparação de Pais e Padrinhos.

Os Batizados acontecem no 4º sábado do mês, às 10h, e no 4º domingo do mês, às 12h30. (exceto mês de Janeiro)


Agentes da Pastoral:

- Nelson e Stella, Caio e Leticia, Ana, Mauricio

COORDENAÇÃO

- Pedro e Rosa