Catequese

"Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós" (Jo 6, 53).

Levar a Palavra de Deus para a vida da criança. Esta é a missão da catequese, uma pastoral que busca a evangelização infantil por meio de encontros semanais, atividades de integração e celebrações especiais realizadas na própria Paróquia.

No período de um ano, a criança ou pré-adolescente passa a ter contato com Cristo e sua história de salvação.

Renovada e totalmente comunicada à liturgia dominical, a catequese busca também a interatividade das crianças com a comunidade. Na missa das 9h aos Domingos, por exemplo, a pastoral tem participação ativa. É responsável pela realização das leituras, aclamação e ofertório, entre outras funções.

Consciente de que uma catequese de resultado só é obtida com a participação efetiva dos pais, a equipe da pastoral busca ainda uma constante aproximação familiar. Sempre convidados a somar, os pais precisam também ser evangelizados. Para isso, encontros específicos são preparados.

No que diz respeito aos encontros, uma nova estrutura está sendo colocada à disposição da evangelização das crianças. Encontros previamente preparados, com recursos de comunicação e dinâmicas educacionais, deixam a catequese mais ativa e agradável.

Tudo para que o dia da Primeira Eucaristia seja realmente especial. Não pela festa, mas pelo verdadeiro sentido de receber Cristo. De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, catequizar é procurar compreender o significado dos gestos e das palavras de Cristo, assim como os sinais realizados por Ele.

"A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo, afinal só ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade."

O grande objetivo é esse, fazer com que cada criança que passe pela pastoral faça da comunhão um hábito de amor e fé.

COORDENAÇÃO

- Claudia Maria