Liturgia

Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e lhes deu, dizendo: "Isto é o meu corpo, que é dado por vós. Fazei isto em memória de mim". Depois da ceia, fez o mesmo com o cálice, dizendo: "Este cálice é a nova aliança no meu sangue, que é derramado por vós"

Revelar o mistério cristão celebrado: esta é a função da Liturgia. A liturgia é o ponto alto pelo qual tende toda a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte de onde emana toda a sua força.

É pela celebração litúrgica que o Ressuscitado vem ao encontro de sua comunidade de fé, transformando-a com seu Espírito. Sem essa comunhão, a vida cristã perde a ligação com sua fonte, seu princípio vital, seu rumo, seu ponto de referência e seu objetivo final: Deus, o Senhor!

Desta maneira, a Pastoral da Liturgia tem por missão animar a vida da comunidade, de modo que todos os fiéis possam participar das celebrações de forma plena e consciente. Em nossa Paróquia , os membros da Liturgia buscam preparar, com atenção, todos os detalhes para a realização de cada encontro com Cristo. Isto demanda, por exemplo, na escolha de pessoas responsáveis e capacitadas para exercer funções de coordenação, canto, acolhida, etc.

O processo de preparação se dá por meio de reuniões entre os integrantes da Pastoral que, com a ajuda do sacerdote, discutem as melhores opções para cada celebração, seguindo as determinações de cada tempo litúrgico.

COORDENAÇÃO

- Gina