Ministério do Leitorado

"Venha sentir a alegria e a satisfação de servir a Deus."

O rito eucarístico latino da Santa Missa, no seu modo ordinário é composto de:
1) Ritos Iniciais.
2) Liturgia da Palavra.
3) Liturgia Eucarística.
4) Ritos Finais.

Com o objetivo de tornar a Liturgia da Palavra dignificada, o Santo Padre, Papa Paulo VI, no Concílio Vaticano II, em 1972, instituiu o Ministério dos Leitores, através da Carta Apostólica “Ministeria Quaedam”.

Por ela, os leitores tem como função própria: ler a Palavra de Deus nas assembléias litúrgicas. Por isso mesmo, nas missas e nos demais atos sagrados, competem-lhe as leituras da Sagrada Escritura e a Oração da Assembléia, exceção feita ao Evangelho, podendo, na falta do Salmista, ler também o Salmo, embora este deva, sempre que possível se cantado.

O Santo Padre, Papa Bento XVI, através do documento “Verbum Domini”, enfatiza e valoriza a participação do leitor, homem ou mulher, designado e preparado para colaborar na liturgia da missa.

Chama a atenção, ainda com o cuidado na preparação, para bem exercer tal ministério. Esta preparação não deve ser apenas bíblica e litúrgica, mas também técnica.

Em nossa Paróquia, o Ministério do Leitorado, conta atualmente com cerca de 38 participantes, distribuídos em quatro equipes, nomeadas pelos quatro evangelistas:

Missa de Sábado às 16h – São Mateus;
Missa de Domingo às 9h – São Marcos;
Missa de Domingo às 11h – São Lucas;
Missa de Domingo às 18h30 – São João.

Cada coordenador elabora mensalmente uma escala e com antecedência fornece aos leitores o dia e a leitura que o mesmo irá proclamar, tendo dessa forma tempo suficiente para se preparar devidamente para bem pronunciar A Palavra de Deus.

Convidamos você também a vir fazer parte deste Ministério.


COORDENAÇÃO

- Carlos Janotti