Pessoa Idosa

"Proclame a sua fé, com um olhar cari­nhoso para todos os que envelhecem."

A PASTORAL DA PESSOA IDOSA tem como missão a promoção e a valori­zação da Pessoa Idosa, com a intenção de melhorar sua qualidade de vida, com res­peito a seus direitos através de um proces­so educativo integrado à sua família e à comunidade. Através da formação de re­des comunitárias de líderes voluntários, que multiplicam o saber e a solidariedade fraterna, a Pastoral da Pessoa Idosa identi­fica na pessoa idosa a semelhança de Cristo, proporcionando-lhe dignidade, esperança e vida plena.

Um pouco de sua história
Esta Pastoral foi idealizada pela Dra. Zilda Arns, então Coordenadora da Pastoral da Criança, e pelo Dr. João Batista Lima Filho, Presidente da Sociedade Brasileira de Geria­tria e Gerontologia, Secção Paraná. Ambos, em conversa, preocupavam-se com os idosos com quem tinham contato, e sobre questões que estes lhes traziam em relação ao envelhe­cimento, e como poderiam dar algum acom­panhamento às pessoas idosas de nosso país. A Fundação da entidade ocorreu, em sintonia com a CNBB, após uma Assembléia nos dias 2 a 5 de novembro de 2004. Já no ano seguin­te, pessoas de diversas regiões foram prepa­radas para serem multiplicadoras e formado­ras de líderes comunitários, e passaram a dar capacitações e a orientar grupos de voluntá­rios nas dioceses de todo o país.

O que nos inspira
A Pastoral da Pessoa Idosa tem sua místi­ca inspirada na prática de Jesus, de reali­zar o projeto do Pai, de construir uma sociedade de partilha e solidariedade. Ela contribui na organização da comunidade, tal qual fez Jesus quando multiplicou pães e peixes, ao pedir que as pessoas se organizassem. Sendo assim, ela identifica e capacita líderes — chamados Líderes Comunitários voluntários - os quais se organizam para serem enviados em mis­são junto à pessoa idosa.

Como atuamos
O ponto central é a visita programada dos líderes voluntários preparados às pessoas idosas, acima de 60 anos, em es­pecial aquelas em condição de fragilida­de, situação de pobreza e abandono. A partir desse movimento, os lideres vão partilhar a solidariedade, a fraternidade cristã, orientando e acompanhando o ido­so e a sua família sobre todo o processo para um en­velhecimento sadio.

“ Proclame a sua fé, com um olhar carinhoso para todos os que envelhecem.”

A Pastoral da Pessoa Idosa convida você para fazer parte da missão, servindo ao Senhor na pessoa dos idosos. Se você deseja ser voluntário ou precisa de visita aos idosos entre em contato: (11) 3562-0373 ou (11) 99438-8993.

Você é muito especial para nós, venha ser voluntário com seus dons.


COORDENAÇÃO

- Chris e Vera